9 documentários para você tomar as rédeas de sua alimentação


Eu acredito que cada pessoa tem responsabilidade por si própria, em outras palavras, eu acredito que cada um tem que dar conta do próprio abacaxi que é nossa vida. E um dos abacaxis que precisamos lidar diariamente é a alimentação.

A gente começa a vida comendo o que nossa mãe manda, depois comemos as "porcarias" da rua por causa da pressa. E nesse meio tempo, a maioria de nós tenta, pelo menos as vezes, alguma dieta. Fazendo ou não um "regime", não tem humano que não se preocupe em "comer mais saudável" alguma vez na vida - seja por questão de peso, saúde ou idade...

O interessante é que a gente passa a vida se alimentando como que nos mandam comer - nossa mãe na infância, a pressa na juventude, os médicos na velhice, e o senso comum na maior parte do tempo - mas não nos preocupamos em entender sobre esse assunto. Não nos preocupamos em entender como o alimento funciona no nosso corpo e nem que tipo de alimento faz melhor pra nosso corpo, individualmente.

Por isso, quero te convidar a virar a mesa e tomar as rédeas de sua própria alimentação, para quando sua mãe, sua pressa, seu médico ou sua nutricionista te mandarem comer algo, você ter condições de questionar e decidir se aquilo é realmente o que seu corpo precisa. Então, quero te indicar 10 documentários super interessantes para você conhecer um pouco mais sobre esse universo:

1. Muito além do Peso (Way Beyond Weight)
Resultado de imagem para Muito além do Peso

Estamos ficando doentes! Crianças estão apresentando doenças que antes só apareciam em adultos. Problemas cardiacos, diabetes e até depressão... Esse documentário mostra como a alimentação tem um papel fundamental nesse processo de endoecimento. Tem uma cena impressionante com umas criancinhas que não sabem os nomes das frutas... Vale assistir.


2. Food Inc (Comida S/A)
Resultado de imagem para Food Inc


Ganhador do Oscar de melhor documentário em 2010, o filme fala sobre os hormônios e antibióticos utilizados em larga escala na pecuária. Além disso, mostra soluções através de pessoas que mudaram seus hábitos alimentares. É bastante interessante.


3. Hungry for Change (Faminto por Mudança)
Resultado de imagem para Hungry for Change

Se você quer mudar sua alimentação, esse filme é pra você. Ele fala exatamente sobre o que falamos no início desse post: você pode e deve ter o controle de sua alimentação!


4. Fat, Sick & Nearly Dead (Gordo, Doente & Quase Morto)
Resultado de imagem para Fat, Sick & Nearly Dead

Esse documentário é muito interessante e tem no Netflix!
Na verdade são dois documentários: Fat, Sick & Nearly Dead e Fat, Sick & Nearly Dead 2.
O primeiro conta a saga de Joe Cross, que descobre uma doença autoimune e resolve passar 6 meses se alimentando somente de sucos naturais.
E o segundo fala sobre resetar seu corpo e sua alimentação através de Jejum.


5. Cooked
Resultado de imagem para Cooked

Mais um do Netflix!
Esse filme fala sobre cozinhar! A gente perdeu esse prazer, e cozinhar ajuda a nos livrar de vários produtos químicos que colocam nos produtos processados. Cozinhar é preciso!


6. TED talks | Mastigue Isso
Resultado de imagem para Mastigue Isso

O Mastique Isso não é um filme, mas uma série com vários profissionais ligados a alimentação - de padeiros a fazendeiros, passando por chefs e cientistas. Vale a pena.

7. Super Size Me (2004)

Resultado de imagem para Super Size Me
O Super Size Me é um clássico e precisa ser visto! Ele mostra o dia-a-dia de uma pessoa comendo McDonalds durante 30 dias direto. E o impressionante é que os efeitos da alimentação não se resumem a saúde física não, a saúde psicológica é super afetada.


8. Açucar! (That Sugar film)
Resultado de imagem para That Sugar film

Mais um que mostra os efeitos da alimentação no corpo de alguém real. O ator Damon Gameau corta o açúcar da alimentação duante 40 dias e mostra cada alegria e dificuldade nesse processo. O filme é bastante dinâmico e divertido.


9. Pela Vida de Meu Filho
Resultado de imagem para Pela Vida de Meu Filho

Baseado em uma história real, da vida de um produtor de Hollywood, o filme fala sobre a relação da alimentação com a epilepsia e sobre o tratamento através da dieta cetogênica. Meryl Streep fez o filme de graça, por que achou super importante a causa por trás da história. Segue a sinopse oficial:
Quando Lori Reimuller (Meryl Streep) descobre que seu filho mais novo tem eplepsia, ela resolve investir em um tratamento médico convencional para tentar controlar as crises do menino. À medida que a saúde do jovem Robbie (Seth Adkins) começa a piorar, ela também começa a desconfiar da eficiência do hospital e dos médicos, e passa a se sentir frustrada. Ela resolve então tentar um tratamento alternativo chamado Dieta Ketogenic, só que é confrontada pelo médico de Robbie, que não quer deixá-la usar a dieta como tratamento. Desesperada, ela vai enfrentar o médico e depositar todas as esperanças em uma método ainda pouco conhecido.

Comentários