Eu acredito que cada pessoa tem responsabilidade por si própria, em outras palavras, eu acredito que cada um tem que dar conta do próprio abacaxi que é nossa vida. E um dos abacaxis que precisamos lidar diariamente é a alimentação.
A gente começa a vida comendo o que nossa mãe manda, depois comemos as "porcarias" da rua por causa da pressa. E nesse meio tempo, a maioria de nós tenta, pelo menos as vezes, alguma dieta. Fazendo ou não um "regime", não tem humano que não se preocupe em "comer mais saudável" alguma vez na vida - seja por questão de peso, saúde ou idade...
O interessante é que a gente passa a vida se alimentando como que nos mandam comer - nossa mãe na infância, a pressa na juventude, os médicos na velhice, e o senso comum na maior parte do tempo - mas não nos preocupamos em entender sobre esse assunto. Não nos preocupamos em entender como o alimento funciona no nosso corpo e nem que tipo de alimento faz melhor pra nosso corpo, individualmente.
Por isso, quero te convidar a virar a mesa e tomar as rédeas de sua própria alimentação, para quando sua mãe, sua pressa, seu médico ou sua nutricionista te mandarem comer algo, você ter condições de questionar e decidir se aquilo é realmente o que seu corpo precisa. Então, quero te indicar 10 documentários super interessantes para você conhecer um pouco mais sobre esse universo:
1. Muito além do Peso (Way Beyond Weight)
Estamos ficando doentes! Crianças estão apresentando doenças que antes só apareciam em adultos. Problemas cardiacos, diabetes e até depressão... Esse documentário mostra como a alimentação tem um papel fundamental nesse processo de endoecimento. Tem uma cena impressionante com umas criancinhas que não sabem os nomes das frutas... Vale assistir.
2. Food Inc (Comida S/A)
Ganhador do Oscar de melhor documentário em 2010, o filme fala sobre os hormônios e antibióticos utilizados em larga escala na pecuária. Além disso, mostra soluções através de pessoas que mudaram seus hábitos alimentares. É bastante interessante.
3. Hungry for Change (Faminto por Mudança)
Se você quer mudar sua alimentação, esse filme é pra você. Ele fala exatamente sobre o que falamos no início desse post: você pode e deve ter o controle de sua alimentação!
4. Fat, Sick & Nearly Dead (Gordo, Doente & Quase Morto)
Esse documentário é muito interessante e tem no Netflix!Na verdade são dois documentários: Fat, Sick & Nearly Dead e Fat, Sick & Nearly Dead 2.
O primeiro conta a saga de Joe Cross, que descobre uma doença autoimune e resolve passar 6 meses se alimentando somente de sucos naturais.
E o segundo fala sobre resetar seu corpo e sua alimentação através de Jejum.
5. Cooked
Mais um do Netflix!Esse filme fala sobre cozinhar! A gente perdeu esse prazer, e cozinhar ajuda a nos livrar de vários produtos químicos que colocam nos produtos processados. Cozinhar é preciso!
6. TED talks | Mastigue Isso
O Mastique Isso não é um filme, mas uma série com vários profissionais ligados a alimentação - de padeiros a fazendeiros, passando por chefs e cientistas. Vale a pena.7. Super Size Me (2004)
O Super Size Me é um clássico e precisa ser visto! Ele mostra o dia-a-dia de uma pessoa comendo McDonalds durante 30 dias direto. E o impressionante é que os efeitos da alimentação não se resumem a saúde física não, a saúde psicológica é super afetada.
8. Açucar! (That Sugar film)
Mais um que mostra os efeitos da alimentação no corpo de alguém real. O ator Damon Gameau corta o açúcar da alimentação duante 40 dias e mostra cada alegria e dificuldade nesse processo. O filme é bastante dinâmico e divertido.
9. Pela Vida de Meu Filho
Baseado em uma história real, da vida de um produtor de Hollywood, o filme fala sobre a relação da alimentação com a epilepsia e sobre o tratamento através da dieta cetogênica. Meryl Streep fez o filme de graça, por que achou super importante a causa por trás da história. Segue a sinopse oficial:Quando Lori Reimuller (Meryl Streep) descobre que seu filho mais novo tem eplepsia, ela resolve investir em um tratamento médico convencional para tentar controlar as crises do menino. À medida que a saúde do jovem Robbie (Seth Adkins) começa a piorar, ela também começa a desconfiar da eficiência do hospital e dos médicos, e passa a se sentir frustrada. Ela resolve então tentar um tratamento alternativo chamado Dieta Ketogenic, só que é confrontada pelo médico de Robbie, que não quer deixá-la usar a dieta como tratamento. Desesperada, ela vai enfrentar o médico e depositar todas as esperanças em uma método ainda pouco conhecido.
Comentários
Postar um comentário